Síncope vasovagal: o que é, causas e consequências

Síncope vasovagal: o que é, causas e consequências

O que é síncope?

Primeiramente, a síncope é a perda súbita da consciência. O exemplo mais clássico de síncope é quando o indivíduo que desmaia ao tirar sangue, ou quando está em um lugar cheio, numa multidão.

Causas

Existem várias causas de síncope, hemorragias, infarto, arritmias, etc. No caso, a síncope vasovagal ocorre em indivíduos normais, mas que tem uma disautonomia.

Temos um vídeo sobre arritmia, assista abaixo.

Tipos de sistema nervoso

Existem dois sistemas nervosos que controlam a nossa pressão arterial:

Sistema nervoso simpático

O sistema nervoso simpático é aquele que produz a famosa adrenalina, e quem nos prepara para lutar ou fugir, acelerar o coração, os batimentos cardíacos e aumentar a pressão.

Sistema colinérgico ou vago

É um sistema que faz ao contrário, por exemplo, te prepara para dormir, e faz com que seu coração bata mais devagar e sua pressão abaixe.

O balanço desses dois sistemas nervosos, simpático e parassimpático, faz com que você reaja a diversas situações da vida, como, levantar, sentar, andar, correr, dormir, etc.

Algumas pessoas têm o que se chama de disautonomia, ou seja, esses sistemas funcionam de uma forma inadequada. No caso, por exemplo, se o seu vago ou sistema colinérgico funcionar de forma adequada, a sua pressão e frequência cardíaca vão cair, e os seus vasos sanguíneos vão se dilatar num momento inadequado.

O que seria desejável para quando você dorme, ocorre, por exemplo, quando você está colhendo sangue, numa festa, com muito calor e etc, a pressão e frequência cardíaca caem 

Veja também: Pressão baixa

Qual a consequência?

Existem estudos mostrando que talvez não seja tão pouco consequente enquanto se pensa, mas isso não tem maiores consequências se você não se machucar na queda.

A gente avisa para quem tem a síncope vasovagal que tome muito cuidado com os desencadeantes.

Quais são eles?

Por exemplo, banho muito quente, evacuação, micção, lugares cheios e abafados. É importante tomar um cuidado especial com banheiro, micção, quando intestino funciona, porque o banheiro é um lugar muito perigoso, talvez você nunca tenha percebido, mas tudo no banheiro tem ponta e é duro.

A pessoa que cai e não se defende porque está inconsciente, pode bater a cabeça, ter um hematoma subdural, problemas neurológicos, então é importante tomar muito cuidado.

Como agir com a síncope vasovagal?

Se você sente que vai ter a síncope, deite onde você estiver, põe a perna para cima e vai passar em questão de minutos. Existem pessoas que têm isso com uma frequência muito grande a ponto de atrapalhar a vida. A partir daí, existem medicamentos e procedimentos que fazem melhorar essa síndrome.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp Agende sua Consulta