Pressão Alta

Pressão Alta

O que é pressão arterial

A pressão arterial é o que determina a força com que o sangue circula dentro das artérias, e isso vai determinar o quanto esse sangue vai ser capaz de nutrir todos os seus tecidos.

É a pressão arterial que determina quanto de sangue chegará aos tecidos, com que intensidade e como esses tecidos serão nutridos.

A pressão normal é de quatorze por até nove (14x9). Acima disso a gente considera hipertensão arterial ou pressão alta.

A primeira coisa é saber que uma medida de pressão alta não configura a hipertensão arterial. Hipertensão arterial é a medida de pressão acima dos valores normais.

 

Sintomas

Na maioria das vezes, não há nenhum sintoma. A hipertensão arterial só manifestará sintomas quando atingir os chamados órgãos alvos.

Os órgãos alvos são aqueles órgãos afetados ou prejudicados pelo aumento da pressão arterial. Os três principais órgãos são: cérebro, coração e rim, ou seja, órgãos vitais, levando a infartos, acidentes vasculares ou insuficiência renal.

 

Prevenção

A coisa mais importante é prevenir a hipertensão arterial, como:

  • Ter hábitos saudáveis de vida;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Não fumar;
  • Comer pouco sódio.

Veja também: Pressão baixa.

 

Tratamento

É uma doença muito grave e precisa ser bem tratada, porque reduz a expectativa de vida das pessoas através da lesão desses órgãos. Por outro lado, uma pressão arterial bem tratada não reduz a expectativa de vida e permite que essa pessoa tenha uma qualidade de vida absolutamente normal.

O tratamento inicialmente é muito simples, de um a dois comprimidos por dia, não mais do que isso. Se for bem tratada, terá uma qualidade e duração de vida normal.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp Agende sua Consulta