Mitos e verdades sobre a hipertensão arterial

Mitos e verdades sobre a hipertensão arterial

A hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, ocorre quando a pressão do sangue, que é causada pelas batidas do coração e impulsionada para todo o corpo, está mais alta do que deveria.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a pressão é considerada alta quando apresenta uma marca de 14/9 (quatorze por nove), diante do normal que seria 12/8 (doze por oito).

Continue acompanhando este artigo, pois iremos abordar mais informações sobre hipertensão arterial, mais precisamente os mitos e verdades desta doença tão comum em milhares de pessoas.

 

Conheça os principais MITOS

A hipertensão arterial acomete uma a cada quatro pessoas adultas, sendo a incidência acima dos 50% em indivíduos maiores de 60 anos. Apesar de ser comum, ainda existem algumas dúvidas sobre a hipertensão arterial, por isso é importante saber quais são os mitos e as verdades da doença.

 

Eliminar o sal da alimentação para evitar a pressão alta

É mito! O sal é somente mais um elemento entre os fatores de risco para a hipertensão, pois outros alimentos que contém sódio, como os industrializados (macarrão instantâneo, lasanha, congelados e temperos prontos) também contribuem com a doença. Desta forma, a quantidade de sódio destes alimentos merece atenção.

 

Pessoas hipertensas não podem praticar exercícios

Também é mito! Para manter uma vida saudável deve ser praticado, pelo menos cinco dias por semana, algum exercício físico, pois isso poderá auxiliar na prevenção da pressão alta. Podem ser feitas caminhadas, andar de bicicleta, subir e descer escadas, entre outros.

 

A hipertensão não atinge os jovens

Mito! Mesmo que os números apontem que a pressão alta é algo maior entre idosos, pessoas mais jovens, de todas as faixas etárias, podem desenvolver a doença, portanto, devem se prevenir principalmente se houverem casos de obesidade e sobrepeso.

 

Hipertensão é uma doença curável

É um mito, pois existe o fator hereditário, que está presente em mais de 90% dos casos, portanto, a hipertensão não é uma doença curável, ela é apenas controlada.

Veja também: Pressão Baixa.

 

E quais são as verdades?            

Raramente a hipertensão apresenta sintomas

Verdade! Muitas pessoas se tornam hipertensas e nem imaginam, mas seus vasos sanguíneos já estão deteriorados pela doença, e ao longo dos anos, a pressão vai aumentando e os riscos de derrame e infarto também se tornam maiores.

 

Bebidas alcóolicas prejudicam o controle da pressão arterial

É verdade, pois o consumo de álcool em excesso pode complicar ainda mais a saúde, e elevar a pressão arterial. Além disso, os riscos de óbito por doenças cardiovasculares, devido ao consumo excessivo, são maiores. Deve-se sempre beber com moderação.

 

A pressão arterial aumenta com o estresse

Verdade! O estresse é capaz de estimular o sistema nervoso, e consequentemente, provocar o aumento da pressão arterial, a redução da circulação do sangue, o aumento do consumo de oxigênio, e instabilidade elétrica do coração, o que pode resultar em arritmias e infarto.

 

Fumar prejudica a saúde de hipertensos

Verdade, porque o cigarro é o responsável por aumentar o ritmo das batidas do coração, assim como elevar a pressão arterial, desencadeando ou piorando um quadro de hipertensão. Portanto, pessoas que apresentam problemas de pressão alta, devem abandonar imediatamente o cigarro.

 

dr-augusto-scalabrini-assinatura crmdr-augusto-scalabrini-line assinatura

Dr. Augusto Scalabrini – CRM 31.732

Médico cardiologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e coordenador do Laboratório de Habilidades e Simulação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

dr-augusto-scalabrini-line assinatura

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp Agende sua Consulta