7 dicas para controlar a pressão alta

7 dicas para controlar a pressão alta

A pressão alta, ou hipertensão arterial, é caracterizada pelo aumento anormal da pressão que o sangue faz quando circula pelas artérias do corpo. Geralmente, é tida como hipertensa a pessoa que apresenta pressão maior ou igual a quatorze por nove. Quando chega a esse limite, os riscos de doenças cardiovasculares ou renais acabam aumentando. Por isso, é necessário manter um cuidado específico.

Como controlar a pressão alta

Considerada uma doença crônica, ou seja, que não possui cura, a pressão alta pode ser controlada. Além do tratamento indicado pelo médico cardiologista, para controlar o problema será necessário que o indivíduo hipertenso mude alguns de seus hábitos de vida.

Listamos algumas dicas fundamentais para controlar a pressão arterial, evitar que o problema se agrave e tornar o dia a dia mais saudável.

1 – Conter a ansiedade e estresse

Ansiedade e estresse são fatores que causam reações negativas no corpo, como por exemplo, a produção de adrenalina, cortisol e insulina, que podem provocar o aumento da pressão, mesmo que a pessoa já esteja em tratamento. É importante diminuir o nível de estresse diário, por mais que a rotina não ajude tanto. Atividades como meditação, ioga, acupuntura e Pilates também são alternativas.

2 – Substituir o sal

O sal pode ser substituído, afinal, ele não é a única opção de tempero. Em seu lugar podem ser utilizados: pimenta, cebola, alho, gengibre, salsa, coentro, louro, alecrim, entre outros, que poderão dar novos sabores aos alimentos. Temperos prontos, feitos em cubos e muito salgados, devem ser evitados. O ideal é consumir apenas alimentos preparados em casa.

3 – Perder peso

Existe uma relação direta entre o peso e a pressão, que poderá aumentar em pessoas que estão acima do peso. Por isso, é importante buscar o emagrecimento. Um peso controlado corresponde ao índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9 Mg/Kg2.

4 – Praticar atividades físicas

A prática diária de exercícios físicos é essencial para controlar a pressão alta e melhorar a circulação do sangue, prevenindo também de outras doenças. Mas, o efeito desejado só será alcançado se as atividades forem praticadas regularmente, ao menos três vezes por semana.

5 – Dormir de 6 a 8 horas por noite

Uma forma de normalizar os batimentos cardíacos e melhorar o fluxo dos vasos sanguíneos, permitindo o controle da pressão arterial, é ter uma boa noite de sono. O ideal é dormir entre 6 e 8 horas. Mesmo variando de pessoa para pessoa, o sono precisa durar cerca de 7 horas para gerar benefícios.

6 – Abandonar o cigarro

Mesmo não estando relacionado ao aumento da pressão arterial, o cigarro poderá comprometer a função dos vasos sanguíneos, e em caso de tratamento por medicação, cortar o efeito dos remédios. Por isso, seu uso deve ser completamente eliminado. 

Veja também: Por que parar de fumar? E ainda 3 dicas de como fazê-lo

7 – Manter uma alimentação saudável

Uma alimentação rica em frutas, verduras, cereais e derivados do leite, tais como iogurte natural e queijo branco, além de contribuírem para o emagrecimento, também poderão controlar a pressão arterial.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp Agende sua Consulta