Sopros Cardíacos, Qual a Diferença?

Hoje nós vamos conversar sobre sopros cardíacos e se existe diferença de significado entre um sopro em uma criança e o sopro em um adulto.

Meu nome é Augusto Scalabrini Neto, eu sou Cardiologista do Hospital Sírio Libanês.

Acho que a primeira coisa que temos que saber quando se fala de sopros cardíacos, é que não existe uma doença chamada sopro.

Então é muito comum as pessoas falarem fulano tem um sopro, fulano trata um sopro,. Sopro é uma manifestação, assim como a febre. Ninguém tem uma doença chamada febre, as pessoas têm uma infecção, que causa a febre.

Assim é o sopro cardíaco, sopro é uma sensação escutatória, é algo que você escuta quando coloca o estetoscópio no peito do paciente e ele pode ser indicativo de uma doença cardíaca, de um problema valvar, de uma cardiopatia congênita, um problema no músculo cardíaco, em fim de várias situações.

Isso é importante, o sopro em si não quer dizer grande coisa, existe um sopro chamado funcional, que a pessoa tem no coração normal.

Então ele não significa um problema cardíaco, existem sopros por outro lado que tem um significado importante, porque eles revelam, por exemplo, uma doença valvar grave, que às vezes até exige uma cirurgia para troca de válvula, ou  eles podem revelar uma cardiopatia congênita, que vai necessitar de correção cirúrgica.

Portanto, ter um sopro, não tem grande significado, o importante é saber o que este sopro significa.

 

Existe diferença entre criança e adulto?

A diferença, eu acredito, é que nas crianças o sopro chamado funcional é mais frequente que em adultos.

Então tem crianças que apresentam sensação do sopro, a escuta do sopro, isso não significa um problema cardíaco, e quando elas crescem, esse sopro acaba desaparecendo de qualquer forma. Isso não significa que a gente deva menosprezar ou diminuir a importância de um dado de exame físico tão importante quanto o sopro.

Sopro cardíaco, sempre tem que ser investigado. Sopro cardíaco sempre tem que ser visto com mais detalhes, na busca do significado do que ele quer dizer e tudo que ele representa.

Veja também: Endocardite: O que é?

Se você conhece alguém, que tem um sopro cardíaco, marque essa pessoa para que ela possa se informar sobre esse assunto.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp chat