A importância da avaliação cardiológica

 

Olá hoje nós vamos conversar sobre a importância da avaliação cardiológica antes de iniciar uma atividade física.

Meu nome é Augusto Scalabrini Neto eu sou cardiologista do Hospital Sírio Libanês.

  • Importância da atividade física

Hoje em dia cada vez mais as pessoas, aceitam e admitem a importância da atividade física, para que haja uma melhor saúde, para que haja um envelhecimento melhor, está provado de que as pessoas que são ativas fisicamente envelhecem melhor, envelhecem com mais saúde e tem uma qualidade de vida melhor do que o indivíduo que é sedentário.

Isso fez com que várias pessoas e isso é uma boa notícia, aderissem ao exercício físico e hoje todo mundo faz o seu exercício físico, seja uma caminhada, seja um esporte, seja academia, enfim, seja o que for.

  • Benefícios e Riscos dos Exercícios Físicos

Então a gente sabe que o exercício físico, não tem só uma função estética, de ficar com o corpo bonito, mas, também tem uma função de saúde.  No entanto é preciso se considerar, que fazer exercício físico, também tem o seu riscos.

Então a pessoa que é sedentária e tem uma lesão na coronária, por exemplo, ou tem um problema de válvula, que nunca lhe deu sintomas, pode ter um problema de saúde sério, quando for fazer esporte, isso a gente vê todo dias.

Quer dizer o indivíduo que era sedentário e de repente compra a sua roupa de ginástica, e vai correr oito quilômetros no Ibirapuera, a chance dele morrer, durante essa caminhada é considerável e nós vemos que existe uma mortalidade que não é desprezível de pessoas, que adotam essa postura.

Por quê? Porque, existem como eu já disse então, problemas cardiológicos, que não eram diagnosticados, porque a pessoa não fazia esforço.  E eles passam a se manifestar quando a pessoa faz esforço físico.

  • A importância da Avaliação Médica

Por isso é extremamente importante é crucial, que a pessoa antes de iniciar uma atividade física, faça uma avaliação cardiológica, uma avaliação clínica, possivelmente um teste ergométrico, isso vai lhe dar muito mais segurança, isso vai lhe dar muito mais certeza, de que seu exercício físico será feito em prol da sua saúde e não com prejuízo à sua saúde.

Veja também: O que é eletrocardiograma, quando é indicado e seus procedimentos.

Lembre-se então, antes de começar a sua atividade física, vá ao seu cardiologista, vá ao seu médico e faça uma boa avaliação, tenha certeza de que você está apto a desempenhar atividade física que você pretende desempenhar.

Se você conhece alguém, que pretende iniciar atividade física marque-a nesse vídeo, para que ela também possa ser informada a respeito da importância da avaliação.

Previna-se.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp chat