Parada Cardíaca

Parada Cardíaca

Hoje nós vamos conversar um pouquinho sobre parada cardíaca Meu nome é Augusto Scalabrini Neto e eu sou cardiologista do hospital Sírio-Libanês.

Parada cardíaca é uma situação na qual o coração não é capaz de manter um aporte mínimo de oxigênio para manter os tecidos vivos. E especialmente para manter o cérebro vivo.

O cérebro é um órgão muito exigente, de oxigênio, ele precisa de muito aporte de oxigênio, para ficar funcionando. E aí, quando o coração para, quando o coração não tem mais contratação efetiva, o que acontece? Ele imediatamente começa a entrar em sofrimento.

A Sociedade Americana de Cardiologia diz que a cada minuto a gente perde, ou a cada minuto de parada cardíaca a gente perde 10% da chance de sobreviver. Por uma lesão do cérebro. Então veja se nós vamos considerar isso, após dez minutos de parada cardíaca, provavelmente a morte é irreversível.

O cérebro não mais se recupera e a pessoa está morta. E é por isso que se faz um treinamento tão intensivo com os médicos, com os profissionais de saúde e, atualmente, com os profissionais não da saúde, com as pessoas não da área da saúde se faz tanto treinamento de ressuscitação cardiopulmonar.

O que é ressuscitação cardiopulmonar? Ressuscitação cardiopulmonar é uma técnica onde, através de compressões no peito ou compressões no meio do peito da pessoa, a gente comprime me o coração entre o osso do peito, o externo e a coluna, a gente comprime o coração, de tal forma que ele ejete uma quantidade mínima de sangue para manter o corpo vivo, para manter o cérebro vivo.

Então é essencial que isto seja feito de maneira muito precoce. Lembre-se que tempo é vida, tempo é cérebro. Quanto mais tempo a gente perde menor a chance desse indivíduo se recuperar. Quanto mais nós tivermos uma população treinada em ressuscitação cardiopulmonar, maior será a chance de um indivíduo que tem uma morte súbita se recuperar.

Então procure fazer o seu treinamento, isso é muito importante. Pode ajudar muito uma pessoa. E cada vez que vocês virem uma pessoa cair no meio da rua, tentem aplicar os conhecimentos de RCP, de Ressuscitação Cardiopulmonar, para aumentar as chances de sobrevida dessa pessoa, enquanto o socorro não chega, enquanto o SAMU não chega, enquanto a ambulância não chega.

Nós não vamos falar aqui sobre as técnicas de Ressuscitação Cardiopulmonar porque elas são muito extensas, mas vocês podem se informar facilmente no site da American Heart Association, em vários sites da Sociedade brasileira de Cardiologia, da sociedade paulista de cardiologia, todos esses sites têm informação bastante importante a respeito de parada cardíaca.
Então lembrando, parada cardíaca é aquela situação onde o coração não é mais capaz de manter um mínimo de oxigenação nos órgãos do seu organismo e no cérebro. E saber aplicar Ressuscitação Cardiopulmonar é essencial para que a gente consiga salvar essa pessoa.

Previna-se.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp Agende sua Consulta