Exercícios aeróbicos e o seu coração

Exercícios aeróbicos e o seu coração

Você já incorporou em sua rotina a prática de atividades físicas? Se ainda não fez isso é preciso conscientizar-se de que elas são extremamente importantes para protegerem o seu organismo como um todo, e isso inclui o coração, importantíssimo órgão vital.

Ele é o responsável por bombear o sangue para todas as células do nosso corpo, levando oxigênio e nutrientes, possibilitando que os demais órgãos mantenham suas funções também. Por isso, ele precisa trabalhar muito bem para que possa oferecer condições ao nosso organismo de continuar funcionando em equilíbrio.

Os exercícios aeróbicos oferecem a grande vantagem de deixar o coração mais resistente, e nós vamos falar sobre esse assunto neste post. Continue lendo para entender os benefícios desse tipo de exercício para o coração e a saúde de um modo geral.

O que são exercícios aeróbicos?

Os exercícios aeróbicos são aqueles que exigem maior ventilação do organismo quando praticados. Ou seja, quando você se exercita, sua respiração fica mais rápida e profunda e seu coração bate mais acelerado.

Esses exercícios exigem um esforço que vai além daquele realizado nas atividades de rotina e se limitam até onde sentimos que estamos cansados, ou no ápice de nossa força. Quando isso acontece o corpo queima gordura e o coração trabalha de forma intensa.

Como trabalham a respiração, os batimentos cardíacos e o sistema circulatório, esses exercícios também são chamados de cardiovasculares, ou cardiorrespiratórios. E com exemplo podemos citar:

• trote;
• caminhada acelerada;
• corrida;
• pular corda;
• hidroginástica;
• ciclismo;
• natação;
• dança.

Toda atividade e exercício que exige mais oxigênio, que faz seu coração acelerar e estimula a circulação, é um exercício aeróbico.

Por que esse tipo de exercício faz bem ao coração?

Note que quando ficamos parados nosso corpo desacelera. Ele assume um ritmo lento, onde o coração trabalha sem pressa, a respiração se mantém vagarosa e o sangue flui tranquilamente.

O corpo não tem nenhum esforço, não sente necessidade de ir além, e isso faz com que o coração se acostume a trabalhar devagar. As veias levam um fluxo pequeno de sangue. e com isso, podem ficar estreitas, e o problema acontece quando precisamos de um esforço extra.

Se estivermos sedentários e repentinamente for preciso um esforço maior do organismo, como uma corrida, o coração não suportará o esforço extra para enviar sangue e oxigênio para todo o organismo. Ele ficará sobrecarregado.

Porém, quando praticamos atividades aeróbicas, o coração se acostuma a enviar mais sangue para o corpo, ele está preparado para realizar um esforço extra se for preciso, o que para ele, na verdade, não será penoso, já que está habituado com o aumento de ritmo.

Assim, se for necessário fazer uma corrida ou subir rapidamente alguns lances de escada, não faltará o ar, não haverá tontura, dor de cabeça ou queda na pressão. Afinal, seu organismo estará adaptado para trabalhar nessas circunstâncias.

E além de garantir força e resistência para seu coração, os exercícios aeróbicos, como dito, queimam gordura, e isso é essencial para proteger esse grande músculo também. Afinal o acúmulo de gordura nas artérias é responsável por infartos, AVC e hipertensão.

Quando dizemos que a gordura se acumula no organismo isso significa que ela está presente no sangue também. Com o tempo, ela se prende às paredes das artérias formando placas, essas, por sua vez, causam o estreitamento das veias ou sua obstrução.

O coração trabalha com maior esforço para que possa bombear todo o sangue que o corpo precisa por um espaço menor, então, num dado momento a sobrecarga é excessiva para ele e o infarto pode acontecer.

Como os exercícios aeróbicos fazem o corpo consumir gordura, então, sua prática controla o colesterol ruim e protege o coração desse esforço extra provocado pelo acúmulo de gordura nas artérias.

Assim, os benefícios dos exercícios aeróbicos para o coração existem porque eles deixam esse órgão forte e resistente, e oferecem a ele condições para que possa trabalhar livre, sem sobrecarga. Então, como medida preventiva para problemas cardíacos, pratique uma atividade como essas e associe-a a uma alimentação nutritiva e balanceada.

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