Diferentes sintomas do infarto em homens e mulheres

O infarto é um problema cardiovascular que afeta pessoas de ambos os sexos, porém, o número de casos tem aumentado entre as mulheres. Isso em função de o seu estilo de vida estar diferente em comparação com algumas décadas atrás.

Embora o infarto atue da mesma forma no organismo masculino e no feminino, os sintomas que ele desencadeia são diferentes. Por isso, nem sempre uma pessoa infartada sabe que está sob essa condição. Afinal, outra característica dele é o fato de não ser como o senso comum imagina, já que uma pessoa infartada nem sempre vai a óbito.

Preparamos este artigo para explicar quais são os sintomas que se manifestam em homens e mulheres quando estão infartados. Essa informação é fundamental porque quanto mais cedo a pessoa receber tratamento, maiores são as suas chances de recuperação. Continue lendo para saber quais são os sinais que surgem.

O que é o infarto

O coração é um músculo responsável por bombear o sangue para todo o nosso organismo garantido oxigênio e nutrientes para as células e tecidos. Porém ele também precisa ser irrigado, por isso existem artérias que permitem o fluxo sanguíneo até esse músculo.

Quando existe algum tipo de obstrução para a passagem do sangue as artérias sofrem danos, tecidos podem morrer e o coração não recebe todo o oxigênio e nutrientes que necessita para continuar funcionando perfeitamente. Esse é o quadro ao qual chamamos de infarto.

A obstrução do fluxo sanguíneo é provocada mais comumente pelo excesso de gordura que se deposita nas artérias. Além de causar o seu estreitamento elas também ficam enrijecidos com isso impedem o sangue de fluir normalmente.

Essa condição desencadeia diversos sintomas, sobre os quais falaremos a seguir.

Os diferentes sintomas do infarto

Os fatores que desencadeiam o infarto são os mesmos para homens e mulheres. Entretanto, a faixa etária mais comum de manifestação desse problema é a partir dos 45 anos para os homens e após os 55 para as mulheres, período em que elas costumam estar na menopausa.

Além dessa diferença de idade, a forma como ele se manifesta em pessoas de sexos diferentes é percebida por meio dos sintomas. Os sinais desse problema são distintos para homens e mulheres, sendo que há casos onde a pessoa não sabe que está passando por essa situação, já que as manifestações podem ser confundidas com outros problemas de saúde.

Veja a seguir como identificar o infarto em homens e mulheres conhecendo os sintomas mais comuns em cada sexo.

Sintomas do infarto em homens

No caso dos homens, o sintoma mais percebido do infarto é a dor, que se manifesta como uma pressão no peito que pode irradiar para outras partes do corpo, como pescoço ou costas, mas além dela também pode ocorrer:

  • sudorese;
  • dor no estômago;
  • dor nos braços;
  • tontura;
  • desmaio;
  • náusea;
  • vômito.

Sintomas de infarto em mulheres

No caso das mulheres é preciso ter ainda mais atenção, porque os sintomas do infarto são muito variados no organismo feminino. Elas relatam:

  • sensação de queimação ou pontada no peito;
  • batimentos cardíacos irregulares;
  • mal-estar;
  • sensação de peso no braço;
  • falta de ar;
  • cansaço;

É importante lembrar que quanto mais cedo a pessoa infartada receber tratamento, maiores são as suas chances de sobrevivência, e ainda evitamos danos maiores para o músculo cardíaco. Por isso é tão importante conhecer os diferentes sintomas do infarto em homens e mulheres e identificá-los o quanto antes.

Afinal, há casos em que as doenças cardiovasculares se agravam, principalmente, durante a realização de esforços, mas após um período de descanso o organismo volta ao normal. Quando a pessoa recebe diagnóstico do que está acontecendo, as lesões já estão bem agravadas.

Você sabia que: O cigarro pode aumentar o risco de infarto.

Por isso, se você perceber algum desses sinais em você ou seus familiares, procure imediatamente ajuda médica. Se a pessoa estiver enquadrada em um dos grupos de riscos isso é inda mais importante para evitar que seu quadro piore.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp Agende sua Consulta