7 maneiras de evitar o infarto e manter a saúde do coração
7 maneiras de evitar o infarto e manter a saúde do coração
O coração é um órgão que necessita ser irrigado por sangue para manter a saúde dos tecidos. Quando o fluxo sanguíneo, em uma determinada área do coração, passa a ser insuficiente e sem oxigenação e nutrientes, o músculo cardíaco entra em processo de necrose.
Essa condição é causada pelo entupimento de uma artéria coronária, que impede que o sangue flua de forma adequada, devido à formação de um coágulo decorrente de placas de gordura no interior das artérias, que causarão o infarto.
Existem algumas formas de prevenir esta situação. Continue acompanhando este artigo para entender melhor.
Prevenindo o infarto: cuidados simples
Para prevenir o infarto é necessário, primeiramente, entender todas as suas causas. Por exemplo, a doença pode surgir por questões genéticas, que infelizmente não podem ser alteradas, ou por questões comportamentais e o estilo de vida, que permitem alterações. Desta forma, o indivíduo pode seguir algumas orientações simples, como:
1 – Consultar o médico regularmente
Não é apenas quem já possui um histórico familiar de doenças cardiovasculares que precisa buscar orientação médica. Exames de rotina são sempre importantes, pois podem avaliar os níveis de açúcar e colesterol do organismo, além de detectar outros problemas.
2 – Manter uma dieta equilibrada e saudável
É muito importante que a alimentação seja repleta de frutas, verduras, carboidratos e legumes, afinal, isso ajudará a equilibrar o nível de colesterol. Além disso, uma dieta balanceada pode auxiliar no bom funcionamento do organismo, com mais proteínas e nutrientes.
3 – Evitar o tabagismo
As substâncias que compõem o cigarro são capazes de destruir a camada de proteção das artérias (endotélio), o que as deixa mais propensas ao contato com a gordura do organismo, que se aloja em locais inadequados.
4 – Realizar exercícios físicos com frequência
Praticar atividades físicas pelo menos 30 minutos por dia fará muito bem para a sua saúde, uma vez que os exercícios ajudam a ganhar resistência e fortalecer os músculos, principalmente o coração (que também é um músculo), além de queimar gordura e aumentar os níveis de hormônios, que estimulam a sensação de tranquilidade e felicidade.
5 – Controlar o estresse
O estresse está associado à noradrenalina, que favorece a coagulação e contração dos vasos sanguíneos, o que pode deixá-los sensíveis e propensos a um rompimento. Além disso, também aumenta a pressão arterial, e faz crescer as chances de infarto.
6 – Estar atento à faixa etária
O infarto pode ocorrer em pessoas mais jovens, entre 18 a 40 anos de idade. Porém, ainda são os idosos os mais propensos ao problema, que pertencem ao grupo de risco. Geralmente, eles já desenvolvem a diabetes ou a hipertensão ao longo da vida, o que pode dificultar o tratamento, e consequentemente, ocasionar um ataque cardíaco.
Veja também: Diferentes sintomas do infarto em homens e mulheres.
7 – Realizar atividades prazerosas
Pessoas aceleradas e que focam demais no trabalho, tendem a ser mais estressadas e podem apresentar problemas cardíacos. Por isso, o ideal é sair, se divertir, porque as atividades prazerosas liberam endorfina e podem equilibrar o organismo.
Dr. Augusto Scalabrini – CRM 31.732
Médico cardiologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e coordenador do Laboratório de Habilidades e Simulação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.
0 comentários