Os riscos da gordura abdominal

Os riscos da gordura abdominal

O que é obesidade?

A obesidade é um problema de saúde muito grande no mundo todo. É interessante que existe muita fome no mundo, mas por outro lado existe um excesso de comida.

É verdade que as pessoas estão se tornando obesas, especialmente em países mais desenvolvidos, onde você vê um índice de obesidade absurdo.

No Brasil, o índice de obesidade é proibitivo, isso nós percebemos na rua, quer dizer, quando você sai na rua, vê um número enorme de pessoas obesas.

 

Qual o grande problema?

O problema da obesidade, especialmente a obesidade abdominal, é porque ela predispõe a uma série de muito grande de problemas de saúde.

Especialmente a obesidade abdominal, que chamamos de gordura visceral, é a quantidade de gordura que não está no subcutâneo e não forma o pneuzinho, mas é aquela gordura que está dentro da barriga, grudado ao peritônio, intestino, fígado, entre outros, e predispõe as situações clínicas bastante graves.

Veja também: Gordura visceral e subcutânea – o que são?

1 – Asterosclerose

A maior delas nós sabemos, é a aterosclerose, que acaba ao longo do tempo promovendo obstrução de vasos importantes, entre eles está a coronária, desencadeando um infarto do miocárdio; carótida, teremos um acidente vascular cerebral (AVC); artéria da perna, que termina em amputação, etc.

A aterosclerose certamente é a manifestação mais visível e mais importante da obesidade abdominal. Mas também, o diabetes aparece como consequência dessa obesidade.

2 – Diabetes

Nós sabemos que os obesos têm mais diabetes tipo 2, do que os não obesos. E sabemos que o diabete é um grande fator de redução de expectativa de vida.

Diabete é uma doença grave, é uma doença muito importante e tem que ser tratada, mas o melhor é se ela for evitada. Uma forma de evitar é manter o seu peso, não engordar, não se relaxar, é cuidar de você.

Então, coma adequadamente, faça exercícios, mexa-se, movimenta-se e tenha uma vida saudável e mais longeva.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp Agende sua Consulta