Ecocardiograma

Ecocardiograma

O que é Ecocardiograma?

O ecocardiograma, ou ecodopplercardiograma, é um exame muito solicitado pelos cardiologistas em função da sua alta precisão, riqueza de informações e o baixo custo que apresenta.

Por meio dele é possível ver o coração em funcionamento em tempo real, possibilitando analisar a presença de doenças, observando todo o músculo cardíaco, as suas válvulas e o fluxo sanguíneo nas cavidades do coração.

Esse exame pode ser feito por pessoas de qualquer idade, sendo inclusive também indicado durante o período fetal, por ser  um procedimento não invasivo e simples.

Indicações

Existem vários tipos de ecocardiograma que podem ser solicitados pelo médico em função do quadro do paciente, sendo que suas indicações são variadas. Trata-se de um método diagnóstico para diversas condições e também de acompanhamento quando já existe um problema instalado ou o paciente está em tratamento.

A seguir, veja alguns tipos de ecocardiograma e suas indicações:

E

Transtorácico

Sua técnica é baseada no ultrassom e permite analisar o coração como um todo, incluindo as suas diversas estruturas. Permite o diagnóstico de várias doenças. É geralmente solicitado para quem tem hipertensão, doenças valvares, coronarianos ou cardiopatias.

Veja também os riscos da hipertensão na terceira idade!

E

Com estresse farmacológico

Esse exame permite observar as funções cardíacas quando elas estão sobre uma situação de estresse, que pode ser físico ou através de substâncias como a dobutamina. O risco desse método é considerado baixo e sua indicação é principalmente para o diagnóstico e também o acompanhamento de pessoas que apresentam doenças coronarianas e cardiopatias valvares.

E

Transesofágico

Também realizado por meio da tecnologia de ultrassom, entretanto, é introduzido um transdutor por meio do esófago. Dessa forma fica mais fácil obter informações detalhadas e investigar as estruturas do coração, permitindo uma avaliação bem mais completa e observando os menores detalhes.

É indicado para observação de próteses valvares, trombos, arritmia e para visualização da aorta torácica, além de também ser solicitado para aqueles que serão submetidos a intervenções ou cirurgias cardíacas.

E

Com avaliação do sincronismo cardíaco

Esse exame tem como base o ecocardiograma transtorácico, mas que é complementado com avaliações que ajudam a analisar o sincronismo atrioventricular. Ele é indicado para pessoas que apresentam cardiomiopatia e também quando foi recomendado o implante de ressincronizador, um tipo de marca-passo. Além disso, o ajuste desse dispositivo após o implante também é realizado por meio desse ecocardiograma.

E

Fetal

Esse tipo de ecocardiograma permite fazer o diagnóstico de doenças cardíacas quando o paciente ainda está em gestação (no feto). Como são poucas as situações que podem ser tratadas ainda no útero, esse tipo de exame ajuda principalmente a identificar o problema para que se possa adotar a melhor abordagem logo após o nascimento. Desse modo ela é planejada e programada para que o bebê receba a devida assistência.

Procedimento

O exame de ecocardiograma pode ser realizado de diferentes formas dependendo do tipo que foi solicitado pelo cardiologista. De um modo geral, o paciente permanece deitado e as estruturas do coração são observadas em diferentes posições, para que seja possível obter detalhes em diversos ângulos. O tempo médio de duração do exame é de 20 a 30 minutos, com algumas exceções.

Para alguns pacientes, e dependendo do procedimento, é necessária uma preparação prévia como no caso das crianças, para as quais é pedido um jejum oral de 4 a 6 horas caso seja preciso fazer uma sedação. O mesmo acontece no ecocardiograma transesofágico e com estresse farmacológico, para os quais também é necessário o jejum absoluto.

Esse tipo de exame não oferece risco para o paciente nem efeitos colaterais, com exceção daqueles que necessitam da sedação e precisam estar acompanhados em função do efeito da medicação.

Entre em contato conosco

WhatsApp chat