Os 5 principais alimentos amigos do coração

Os 5 principais alimentos amigos do coração

De acordo com dados de pesquisas recentes do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis pela maioria dos casos de mortalidade do país. Esses resultados são considerados preocupantes, e indicam que é a hora de cuidar melhor do coração.

São diversas as práticas indicadas pelos médicos para evitar esses problemas, como por exemplo, as atividades físicas. Mas você sabia que existem alguns alimentos amigos do coração, que também podem ajudar? Continue nos acompanhando para descobrir.

 

Alimentos que podem evitar doenças cardiovasculares

Sabemos que a prática de exercícios físicos e o controle de estresse são as principais formas de evitar doenças cardiovasculares. Mas a alimentação não pode ser deixada de lado. Felizmente, há como manter o coração saudável através de um cardápio bastante saboroso.

Veja também: Exercícios aeróbicos e o seu coração.

Separamos 5 dicas especiais de alimentos saudáveis para adicionar ao seu cardápio.

1 – Cereais

Cereais como o trigo, a aveia e o arroz são ótimos para a saúde, pois são ricos em fibras e reduzem a absorção de gordura pelo organismo, combatendo, inclusive, a obesidade e a diabetes. Outra opção, também importante, é a farinha de aveia, que muitas vezes poderá ser inclusa no café da manhã com frutas.

 

2 – Peixe

O consumo de peixe também pode fazer bem para a saúde, mas é importante estar atento, pois não são todos os tipos que tornam o coração saudável. Somente salmão, atum, robalo e sardinha, que possuem um tipo específico de gordura, podem ser consumidos. Além disso, eles contêm ômega 3, responsável pela limpeza das artérias.

 

3 – Soja

Este é um dos alimentos que mais oferece benefícios para o organismo. É composta por lecitina, uma substância que ajuda na memória e reduz a homocisteína do sangue, proteína esta que, quando ingerida em excesso, pode causar o acúmulo de gordura nas artérias. Os grãos de soja também são ricos em isoflavonas, que previnem o envelhecimento arterial.

 

4 – Nozes e castanha

Assim como algumas frutas oleaginosas, como macadâmia, avelã e pistache, as nozes e a castanha podem reduzir 40% dos problemas cardíacos, pois a gordura monoinsaturada diminui os níveis de colesterol ruim (LDL). Além disso, fornecem também vitamina E, que atua como antioxidante, e vitaminas do grupo B, que ajudam no bom funcionamento do coração.

 

5 – Abacate

O abacate é uma fruta que contém ácido oleico, gordura que, como dito anteriormente, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL). A fruta também auxilia no controle da pressão arterial, e assim evita as doenças cardíacas. Ainda que seja benéfico para a saúde, o abacate deve ser consumido com cautela, por conter um valor calórico alto. Não devem ser ultrapassadas duas colheres (sopa) por dia.

 

Dica extra

Além dos alimentos, algumas bebidas também podem ajudar a manter a saúde do coração. Vinho tinto e chá verde são ótimos para eliminar o acúmulo de gordura dos vasos sanguíneos.

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