Colesterol alto: quais as consequências e como tratar

Colesterol alto: quais as consequências e como tratar

O colesterol alto é a condição do organismo com níveis elevados de colesterol (LDL), chamado também de colesterol “ruim”. Quando esses níveis de colesterol LDL estão altos, os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares são bem maiores. Que saber mais sobre as consequências do colesterol alto, bem como o tratamento a ser realizado, continue acompanhando este artigo.

 

Quais as consequências do colesterol alto (LDL)?

O colesterol alto está associado a diversos fatores, e suas causas são relacionadas à ausência de hábitos saudáveis na vida do indivíduo, combinados a uma questão genética. Uma das principais consequências do colesterol alto é a aterosclerose, ou seja, a formação de placas de gordura nas artérias, que levam a pessoa a ter um infarto ou AVC.

Tudo isso ocorre porque, quando a placa de gordura é depositada nas artérias, ele acaba impedindo a circulação sanguínea e comprometendo o funcionamento dos órgãos.

Algumas doenças, em específico, são desencadeadas devido ao colesterol alto, entre elas:

 

Pressão alta

A obstrução das artérias é o que torna a irrigação do sangue mais difícil, elevando assim a pressão arterial dentro dos vasos. Como o coração precisa de um esforço maior para fazer o sangue chegar aos outros órgãos e tecidos, quando existe alguma dificuldade, pode acontecer de ele não funcionar.

Veja mais sobre: Pressão Alta.

 

Diabetes

Quando as artérias estão entupidas por placas de gordura, a circulação sanguínea sofre dificuldades. Como ela é a responsável por levar a glicose até as células, essa função acaba não acontecendo como deveria, e o açúcar se acumula na corrente sanguínea.

 

Insuficiência renal

Quando não recebem sangue suficiente, os rins são capazes de comprometer a função de filtrar as impurezas do organismo, pois as artérias estão obstruídas pelas placas de gordura. Ao ser detectado o problema, os tratamentos disponíveis são: hemodiálise e transplante.

 

Como tratar?

O tratamento para o controle do colesterol alto é realizado de duas formas: pelas mudanças no hábito de vida para algo mais saudável, e medicamentos, quando não existe possibilidade de diminuir os níveis com a alteração do estilo de vida.

 

Alimentação mais saudável

Manter uma alimentação saudável e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas é fundamental, pois ajudará a manter o nível de colesterol LDL controlado. É importante evitar alimentos ricos em gordura trans, saturada e açúcar.

Algumas opções de alimentos saudáveis são: Peixes (dourado, atum, pintado, namorado), carnes (coxão mole, coxão duro, lagarto), frango, aveia, grãos integrais, entre outros.

 

Praticar exercícios físicos com frequência

O ideal é que os exercícios físicos sejam realizados por 30 minutos, e se possível, todos os dias.

 

Controlar o estresse

Quando uma pessoa apresenta estresse crônico, as chances de aumentar o colesterol LDL são grandes, por isso, é importante haver um controle desta condição.

 

Não fumar

O tabagismo é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do colesterol alto, portanto, uma das maneiras de evitar que o problema se agrave é eliminando este hábito.

 

dr-augusto-scalabrini-assinatura crmdr-augusto-scalabrini-line assinatura

Dr. Augusto Scalabrini – CRM 31.732

Médico cardiologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e coordenador do Laboratório de Habilidades e Simulação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

dr-augusto-scalabrini-line assinatura

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp Agende sua Consulta