Aprenda as diferenças entre o colesterol bom e ruim

Aprenda as diferenças entre o colesterol bom e ruim

Ao falarmos sobre colesterol é importante saber que existem dois tipos diferentes dessa substância, que são o HDL e o LDL. Um é considerado como bom para a nosso saúde e o outro recebe o título de vilão, mas você sabe por que isso acontece.

Preparamos este artigo para explicar quais são as diferenças entre o colesterol bom e o colesterol ruim, mostranwebdo também como cada um deles atua no organismo humano. Continue lendo para saber mais sobre esse assunto e descobrir como cuidar melhor da sua saúde.

O que é o colesterol? O colesterol é uma substância presente no organismo humano composta principalmente gordura e proteína. Ele é fundamental para o bom funcionamento do organismo, auxiliando na produção de hormônios e também na síntese da vitamina D, além de participar do processo digestivo.

Existem vários tipos de colesterol, mas dois cumprem funções distintas e importantes para a nossa saúde. Ambos precisam estar em taxas adequadas porque a sua falta ou excesso acarreta em prejuízos. A seguir falamos mais a respeito desses tipos de colesterol.

O colesterol HDL

A sigla HDL significa high density lipoprotein, ou seja, lipoproteína de alta densidade. Assim é chamado o colesterol considerado como bom para a saúde. A sua função é remover o excesso de colesterol ruim das artérias,  evitando que ele se acumule e forme placas. Assim, o colesterol HDL ajuda a reduzir as chances de ataques cardíacos ou acidente vascular cerebral (AVC).

Esse tipo de colesterol é encontrado nos seguintes alimentos:

  • azeite extra virgem;
  • óleo de milho, canola, amendoim ou girassol;
  • abacate;
  • frutas secas (castanhas, amêndoas);
  • amendoim;
  • sementes (girassol, gergelim)
  • soja;
  • alho;

O colesterol LDL

A sigla LDL significa low density lipoprotein, ou seja, lipoproteína de baixa densidade. Esse é o tão temido colesterol ruim, mas ele não pode ser classificado como vilão da história. Isso porque o colesterol LDL também é importante para a manutenção da saúde, o que faz mal para nós é o seu excesso na corrente sanguínea.

É esse tipo de colesterol que se acumula nas artérias e com o tempo leva ao seu estreitamento, entupimento e enrijecimento, ocasionando a condição conhecida como doença arterial coronariana. Também provoca a aterosclerose afetando a saúde do coração e é uma das causas do AVC.

Esse tipo de colesterol é encontrado em:

  • alimentos gordurosos;
  • frituras;
  • embutidos (mortadela, salsichas, linguiça)
  • alimentos industrializados;
  • queijos amarelos;
  • sorvete;
  • leite integral.

Níveis ideais de colesterol

Para que nosso organismo esteja equilibrado e saudável é necessário um nível combinado entre o colesterol HDL e o LDL. Existem valores de referência que são aplicados para identificar se a taxa de colesterol está alta, baixa ou dentro do esperado.

O colesterol bom (HDL) deve ficar em 60 miligramas por decilitro de sangue, e o colesterol ruim (LDL) precisa permanecer abaixo de 130 miligramas por decilitro de sangue para pessoas saudáveis, e para aqueles com risco de doença coronariana, 100 miligramas por decilitro.

Para verificação dessa taxa é feita a coleta de amostra de sangue do paciente, que será levada ao laboratório para análise. É importante ressaltar que o colesterol ruim, quando está alto, não desencadeia sintomas no organismo, sendo um mal silencioso que afeta os órgãos de forma discreta.

Sendo assim é muito importante manter uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis para evitar a sua alta, bem como fazer exames regularmente com o intuito de acompanhar o quadro clínico.

E agora que você já sabe as diferenças entre o colesterol bom e ruim além de como cada um atua no organismo, então é hora de fazer a sua parte e se cuidar para ter mais qualidade de vida.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp chat