O que é um cateter e o que é cateterismo?

O que é um cateter e o que é cateterismo?

Para a realização de exames e tratamentos em pacientes, a medicina utiliza-se de diversos instrumentos que possibilitam o acesso às regiões do corpo a serem investigadas ou tratadas. O cateter é um desses instrumentos, sendo utilizado de diversas formas e por várias áreas médicas, inclusive para a realização do cateterismo.

Neste post falaremos um pouco a respeito do cateter e do cateterismo, explicando o que é esse instrumento e como é feito o procedimento, além das suas indicações. Continue lendo para entender um pouco mais a respeito desse assunto.

O que é um cateter?

Como dito, o cateter é um instrumento utilizado por várias áreas da medicina, sendo que se trata de um tubo que é inserido em uma veia ou orifício natural do corpo. A sua função é possibilitar a aplicação de medicamentos ou atuar como auxiliar em tratamentos, possibilitando o acesso de instrumentos cirúrgicos de pequeno calibre.

O cateter tanto pode ser utilizado por um pequeno período, apenas para a realização de um procedimento ou para administração dos remédios, como também pode permanecer no organismo, com o intuito da realização de alguns exames ou a coleta de líquidos corporais, como a urina.

Por isso, existem diversos tipos de cateteres, sendo alguns os venosos, arteriais periféricos, urinários e ainda as sondas. Embora essas últimas recebam essa nomenclatura, também são cateteres, mas introduzidos por meio de um orifício natural do corpo.

Por isso, existem variações de material e também de diâmetro do cateter. As agulhas, por exemplo, são um dos tipos desse instrumento, mas nesse caso, feitas de metal, para que sejam facilmente introduzidas no corpo.

Já no caso do cateter utilizado no cateterismo, ele é um tubo muito fino e bastante flexível, já que precisa ser introduzido em uma artéria e encaminhado até o coração, ou à altura de uma artéria a ser tratada.

O que é o cateterismo?

O cateterismo é um procedimento indicado para análise e investigação em órgãos ocos do corpo humano. Essa técnica também pode ser realizada para possibilitar o tratamento de algumas doenças e complicações.

O tipo de cateterismo mais conhecido é o cardíaco, uma técnica que ajuda a diagnosticar e tratar as doenças do coração. Ela é realizada por meio da inserção de um cateter em uma veia do corpo, mais comumente da perna ou do braço, em função do seu diâmetro.

O cateter é guiado até o coração, quando é preciso realizar intervenções nesse órgão. Mas em alguns casos, pode ser conduzido somente até uma determinada altura, quando o problema se localiza em veias e artérias.

Indicações do cateterismo cardíaco

Como dito, o cateterismo é um procedimento que pode ser adotado tanto para investigação de condições clínicas e doenças, para a obtenção de um diagnóstico, como também para fazer o tratamento de um problema já conhecido. Sendo assim, essa técnica é indicada para:

  • analisar e quantificar as alterações no funcionamento das válvulas e dos músculos do coração;
  • investigar, analisar e esclarecer alterações anatômicas;
  • obtenção de detalhes de malformação congênita;
  • identificação e análise de obstrução nas artérias do coração (coronárias);
  • desobstrução de válvulas cardíacas e artérias.

No caso da realização do cateterismo como forma de tratamento, suas variações terapêuticas são para a realização da angioplastia, colocação de Stent coronário e para valvoplastia.

Embora seja uma técnica invasiva, o cateterismo é considerado um procedimento seguro, apesar de oferecer alguns riscos para o paciente, como danos aos vasos sanguíneos e infecções. Por isso a necessidade de contar com um médico experiente e que utilize materiais de boa qualidade.

Afinal, principalmente a baixa qualidade dos produtos e materiais é o que leva a essas chances, mas também é fundamental que o profissional esteja bem capacitado para não cometer erros durante o procedimento.

Por isso, se você precisar realizar um cateterismo, pesquise muito bem a respeito do médico e da clínica onde o procedimento será realizado. Isso para que você possa ter maior segurança, conforto e ainda tenha as suas dúvidas esclarecidas.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp Agende sua Consulta