Angina de Peito

Olá hoje nós vamos conversar sobre o Angina de peito a suas causas os sintomas e as suas consequências.

Meu nome é Augusto Scalabrini Neto eu sou o cardiologista do hospital Sírio Libanês.

Vamos imaginar a seguinte situação quando você faz um exercício e quando você faz um exercício a cima da capacidade do seu músculo.

o que acontece?

Seu músculo começa a doer.

Então quando você corre, acima do seu treinamento te da dor na perna, não aquela dor tardia do dia seguinte. Mas, na hora começa a dor a perna.

Porque dói o músculo?

O músculo dói, porque ele não está recebendo a quantidade de oxigênio suficiente, que é trazido pelo sangue para que ele possa ser nutrido, e não sofra com esforço sem nutrição. Por isso ele dói.

A mesma coisa é o coração. O coração é um músculo, então, quando o aporte de sangue ao coração não é suficiente para que ele mantenha as suas funções, ele dói, e essa dor se chama angina pectoris ou angina do peito. Porque a gente pode não ter um aporte de sangue, ou um aporte de oxigênio suficiente para o coração.

Veja também: Dores no Peito saiba o que fazer.

A causa mais comum, é que haja uma obstrução, e uma artéria coronária vocês sabe que às artérias coronárias levam sangue para o músculo cardíaco.

Quando existe uma obstrução, ou  uma lesão na artéria coronária, a quantidade de sangue fica restrita.

Então, cada vez que o coração precisa de um aporte maior de oxigênio, e  ele não obtém  temos dor.

Como isso reflete?

Isso se reflete através de uma dor, normalmente localizada no centro do peito, subindo para o pescoço e para  mandíbula ou descendo para os braços ou para a boca do estomago, o que aparece aos esforços físicos.

Angina típica

É a dor que aparece quando você faz um esforço, ela tem um caráter opressivo às vezes um caráter de constrição, mais é uma dor que ela tem curta duração, logo depois que se faz exercício a dor para.

Porque o coração diminui a sua frequência diminuir sua necessidade de oxigênio e portanto ele passa a funcionar normalmente.

Definição de angina

Uma dor geralmente no peito, que aparece aos esforços físicos, normalmente são os mesmos esforços físicos, e que melhora com repouso e têm curta duração.

E o que ela significa?

Que provavelmente você tenha uma obstrução coronariana.

Qual é o problema?

O problema, que isso pode evoluir para um infarto do miocárdio, e ai sim fica bem mais grave.

Como é tratada a Angina?

Angina gente pode tratar de duas formas, a gente pode tratar para diminuir o sintoma.

Então, quando a gente dá vaso dilatadores.

Por exemplo:  Nitroglicerina, Nitratos e outros remédios que se usa para angina, você diminui os sintomas porque você faz uma vasodilatação.

Mas, é muito importante dizer que diminuiu a dor, mas não o problema. Seu coração continua sofrendo com a falta de sangue e isso pode evoluir para um enfarto.

Então, o tratamento definitivo, o tratamento mais racional para angina, não é tratar a angina, e sim tratar a artéria coronária que está obstruída. E isso a gente já sabe, tratamos através de medicação ou angioplastia ou cirurgia cardíaca a famosa cirurgia de ponte de safena.

Previna-se.